Os blogs são recursos que as NTICs estão oferecendo para qualificar o processo ensino-aprendizagem, por isto a info educativa do Castelinho coloca à disposição de educandos e educadores mais esta ferramenta que vem auxiliar e transformar a aquisição do conhecimento.
“BLOGS E EDUCAÇÃO Pensando enquanto educador, como esta ferramenta valiosa pode contribuir em nossa prática pedagógica diária? Os blogs podem:
• Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;
• Criação de um jornal online;
• Divulgação de atividades ;
• Apoio à um eixo de trabalho(ou mesmo à uma disciplina)
• Preparar para encontros educacionais ente os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
• Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
• Divulgar estudos realizados pelos alunos;
• Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a busca diferentes linguagens de programação ;
• Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
• Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação.
• Elaborar templates que desenvolvem além de conhecimentos, técnicas e habilidades próprias, possibilitam utilizar-se da criatividade, da ética, e de muitos outros componentes da cidadania.
• Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
• Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
• Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
• Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções;
É importante lembrar que o blog não se restringe apenas à língua portuguesa ou mesmo à matemática.Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento , já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento. Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas.A melhor vantagem , é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve! Enquanto professor, não precisa utilizar a antiga caneta vermelha para sublinhar o que estava errado, mas este pode oferecer informações sobre o “erro” do aluno e os caminhos a serem percorridos para uma melhora , se necessária , em sua construção de conhecimento.Partindo do espaço “comentários” o professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.Este é um grande objetivo hoje, dentro de um currículo voltado para competências como nos coloca nossos Referenciais Nacionais de Educação. Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos.Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho.Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos. Bom trabalho!”
“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.” (Platão. A República, VII) A Utilização Do Blog Na Educação publicado 1/08/2007 por Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira em http://www.webartigos.com Fonte: http://www.webartigos.com/articles/2017/1/A-Utilizaccedilatildeo-Do-Blog-Na-
Blogs do Castelinho – Faça bom uso deles!
BLOGS DO CASTELINHO: componentes curriculares, atividades e projetos da escola, educadores(as) …
Artes - Biologia – Bloguinho - Ciências - Didática da Educação Infantil - Didática da História e Geografia - Didática da Linguagem - Didática das Ciências - Didática Geral - Educação Especial - Educação Física - Ensino Religioso - Estágio Curso Normal - Filosofia - Física - Geografia - História - História da Educação - Informática Educativa - Inglês - Língua Espanhola - Língua Portuguesa - Literatura - Matemática - Políticas Públicas - Práticas Pedagógicas 1N - Psicologia - Química - Saúde Escolar - Sociologia.
Conexão Castelo – Coordenação Pedagógica – Exercícios Domiciliares – GEC Castelinho – Inclusão – Libras – Miniempresa Castelinho – Pesquisa Séries Iniciais – Reforço em Matemática – Sala de Recursos – Teatro–Grupo Zerô – TV Castelo.
EDUCADORES(AS): Carlos Gustavo Lengler, Juliano Höehr Clavé e Magali Schnorr.